Ordenação Episcopal de D. Nuno Isidro Cordeiro e D. Alexandre Brito Palma

thumb image site 2024-07-14 ordenacao episcopalD. Nuno Isidro Cordeiro, de 59 anos, e D. Alexandre Brito Palma, de 45 anos, foram nomeados, pelo Papa Francisco, Bispos Auxiliares de Lisboa no passado dia 14 de junho. Os dois novos prelados são membros do presbitério de Lisboa e pertencem à equipa formadora do Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais.

A Celebração Litúrgica da Ordenação Episcopal destes sacerdotes terá lugar no dia 21 de julho, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos. O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai presidir à celebração, sendo o Bispo ordenante. Os Bispos co-ordenantes serão os Cardeais D. Manuel Clemente (Patriarca Emérito de Lisboa e membro do Dicastério para o Clero) e D. José Tolentino de Mendonça (prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação).

No início desta celebração, o Núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, vai impor o Pálio de Metropolita ao Patriarca de Lisboa. Recorde-se que D. Rui Valério recebeu o Pálio das mãos do Papa Francisco, na manhã do passado dia 29 de junho, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O pálio, uma faixa de lã branca, com seis cruzes negras de seda, é uma insígnia litúrgica de honra e jurisdição da Igreja Católica. Em 2015, o Papa Francisco decidiu modificar a celebração de entrega dos pálios aos novos arcebispos metropolitas, deixando de impor esta insígnia no Vaticano, uma tarefa agora confiada aos núncios apostólicos. O pálio é envergado pelos arcebispos metropolitas nas suas dioceses e nas da sua província eclesiástica. Em Portugal há três províncias eclesiásticas: Braga, Lisboa e Évora.