Carta do Patriarca de Lisboa ao clero e comunidades cristãs do Patriarcado de Lisboa

Arlindo Homem/Patriarcado de Lisboa

Caríssimos Irmãos,

No passado dia 14 de junho, o Papa Francisco nomeou Bispos Auxiliares de Lisboa os Senhores D. Nuno Isidro Cordeiro e D. Alexandre Palma. Damos graças a Deus pelo dom destes pastores para a nossa amada Diocese de Lisboa e agradecemos ao Santo Padre a atenção e cuidado que dedica a esta porção do Povo de Deus.

Convoco todos vós – sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis leigos – para estarem presentes na Missa de Ordenação no próximo dia 21 de julho, às 16 horas, na Igreja de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos). Conto com a presença de todos para este momento raro da Ordenação Episcopal de dois presbíteros. O primeiro registo de ocasião semelhante de ordenação simultânea de dois Bispos em Lisboa remete para o ano de 1931; mais recentemente, em 2018, eu próprio fui ordenado Bispo juntamente com o Senhor D. Daniel Batalha Henriques, de feliz e grata memória.

Uma Ordenação Episcopal é sempre um momento de renovar a consciência do mistério da Igreja e do que somos como Igreja: o Senhor escolhe estes homens concretos para os consagrar, não em função de si próprios, mas em função do rebanho do Senhor. Por isso, as suas reconhecidas qualidades humanas, intelectuais e espirituais são totalmente orientadas para a vida do nosso Patriarcado de Lisboa. Podemos dizer que por renovado dom da graça de Deus, mais uma vez se reitera aquilo que já vivem desde há muitos anos: não se pertencem a si, mas pertencem ao Senhor, e agora são consagrados e enviados como sucessores dos Apóstolos para alimentar o seu povo com a Palavra Viva.

No início da celebração também ser-me-á imposto o Pálio de Metropolita que receberei das mãos do Santo Padre no dia 29 de junho. O Pálio pode ser símbolo da ovelha perdida que o Bom Pastor coloca aos ombros e reconduz aos caminhos do Senhor. Também este gesto será sinal para renovarmos a consciência de que Jesus é o Pastor que conduz a Igreja.

Conto com todos vós dia 21 de julho e peço a Deus que a todos abençoe.

Lisboa, 21 de junho de 2024
† RUI, Patriarca de Lisboa