CATÓLICOS do OESTE | A catequese terminou. E agora?

catolicos-do-oeste-e1480525558952Em todas as paróquias, deparamos com o problema de criar iniciativas para dar continuidade ao longo período de catequese dos jovens.
Muitos dos jovens inscritos na catequese só têm um objectivo que é “fazer o Crisma”.

Terminar um ciclo de 10 anos de catequese pode parecer muito duro, porém é um caminho de aprendizagem e de preparação para que cada um venha a intervir na sociedade. E isso não é menos importante do que, agora com o dom do Espírito Santo recebido no Crisma, cada um já possa assumir o dever da educação cristã dos seus filhos e afilhados.
Nesta etapa da vida do jovem que se torna adulto na fé, a interrogação é “O que irá este jovem fazer no pós-crisma? É necessário começar por nos aproximarmos dos jovens. Perceber o que eles precisam. É preciso sair à rua e começar a trabalhar o dom que receberam. Iniciar a peregrinação da fé destes jovens e começar por ajudar o próximo. Pode ser com um sorriso, um abraço ou um simples olá.
Aqui nas Caldas da Rainha verificamos que após o começo desta peregrinação da fé, a vida dos nossos jovens começou a mudar…
Registamos alguns testemunhos:
“Antes da peregrinação eu só ia fazer o Crisma, para terminar a catequese. Mas depois algo mudou em mim e acabei com um espírito diferente. Assim decidi entrar no grupo de jovens. Desde então que tem sido uma excelente experiência. Tanto que os animadores e os jovens contribuem para o nosso desenvolvimento enquanto jovens cristãos. Como por exemplo a atividade que fizemos em ir animar o Lar do Centro Social Paroquial. Com esta experiência, consegui através das conversas com os idosos, ver alguns aspetos da vida de uma forma diferente e assim valorizá-la. Desta forma, aconselho todos os jovens cristãos que estejam a terminar, ou que já acabaram a catequese, que procurem um grupo para viverem a vossa própria experiência.” – Patrícia Ferreira
“Quando me convidaram para me juntar ao grupo de jovens, pensei que ia ser uma catequese, mas descobri que é bastante diferente. A catequese era algo a que eu ia como uma obrigação. Enquanto o grupo de jovens é algo a que eu vou por me sentir lá bem. É um sítio onde eu posso fugir da rotina semanal. Onde vou não só para melhorar como pessoa, mas também para me sentir parte da comunidade. Uma das atividades que mais me marcou foi a peregrinação. Ao princípio só concordei em ir porque todos os outros iam. Mas quando cheguei a Fátima, foi como se tivesse aberto um novo capítulo na minha vida. Aprendo afinal que o grupo de jovens passa uma mensagem, em que o importante não é para onde vamos, mas sim a viagem. ” – Tomás Marques
Não querendo um mundo pequeno sem horizontes, um verdadeiro cristão encontra sempre o caminho do serviço e da partilha.

Tiago Miradouro
paroquiacaldasdarainha@gmail.com
Artigo de opinião publicado na Gazeta das Caldas na edição nº5166
Sexta-feira, 24 de Março de 2017
Ligação: http://gazetacaldas.com/opiniao/catolicos-do-oeste-catequese-terminou-agora/