Nomeação de uma nova Equipa Pastoral e Tomada de Posse

thumb image site 2024-07-28 nomeacoesO Senhor D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, tornou público o Decreto de Nomeações para o Ano Pastoral 2024-2025, como é habitual nesta altura do ano, sendo o primeiro desde que assumiu o cargo.

Para a Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo de Caldas da Rainha foi nomeada uma nova equipa sacerdotal que irá iniciar funções no início do próximo ano pastoral. O novo pároco será o P. João Sobreiro, auxiliado por um Vigário Paroquial, o P. João de Brito, SJ, e por um Colaborador, o P. Eduardo Gonçalves Neves. A Tomada de Posse decorrerá na Missa das 18H00 do dia 06 de Outubro, na Igreja Paroquial, sendo presidida pelo Senhor Patriarca, D. Rui Valério. Seguir-se-á uma recepção no Salão do Centro Pastoral (por trás da Igreja). Agradecemos aos nossos paroquianos que colaborem com as sobremesas (doces e fruta) que podem ser entregues no espaço do Bar, das 15h00 às 17h00. Também seria desejável a colaboração com donativos.

Os párocos actuais, P. Joaquim Pedro e P. Dionísio, irão iniciar uma nova missão nas Paróquias de Azambuja e Vila Nova da Rainha, com a Tomada de Posse marcada para a Missa das 17H00 na Azambuja. Quem pretender participar nesta celebração, em transporte organizado pela Paróquia, deve inscrever-se no Cartório Paroquial.

Deixamos um convite à oração por todos estes sacerdotes que, brevemente, irão assumir novas funções.

Os presbíteros são especiais colaboradores da missão do Bispo diocesano nas paróquias, capelanias e outros cargos eclesiais no âmbito da Diocese: na liturgia, nos sacramentos, no acompanhamento espiritual e no crescimento na fé do povo que lhe está confiado. Compete assim ao Bispo a nomeação ou dispensa do clero, seja ele secular ou regular ao serviço da diocese, tendo em conta as necessidades pastorais.

O P. João Carlos Abreu Sobreiro (1982) é natural de A-dos-Francos, concelho de Caldas da Rainha. Frequentou os seminários de Caparide e dos Olivais, bem como a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, tendo sido ordenado diácono a 3 de Dezembro de 2006, e sacerdote para o Patriarcado de Lisboa a 1 de Julho de 2007. Nesse ano foi nomeado Vigário Paroquial do Bombarral, Vale Covo e Roliça (2007-2012), Vigário Paroquial de Outeiro da Cabeça, Figueiros e Painho (2007-2009) e Vigário Paroquial de Alguber (2007-2010). Foi também Vigário Paroquial de Pêro Moniz (2011-2012). Assumiu as funções de Pároco nas paróquias de Olhalvo, Ventosa e Vila Verde dos Francos, acumulando como Vigário Paroquial nas Paróquias de Aldeia Galega da Merceana, Aldeia Gavinha e Palhacana (2012-2024), e Vigário Paroquial da Carnota (2019-2024).

O P. João Daniel Figueiredo de Brito, SJ (1985) é natural de Odivelas e ingressou na Companhia de Jesus (Jesuítas) com 21 anos, após estudos de engenharia no Instituto Superior Técnico. Fez os estudos teológicos e filosóficos na Universidade Pontifícia Comillas, em Madrid, e na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa em Braga. Foi ordenado sacerdote no dia 9 de Julho de 2017, na Sé do Porto. Concluíu os estudos na especialidade de Teologia Espiritual no Centre Sèvres (Faculdade Jesuíta de Paris). Em Setembro de 2018 transitou para Comunidade S. Pedro Claver, na Caparica. Foi pároco de S. Francisco Xavier da Caparica, Diocese de Setúbal (2018-2020) e Vigário Paroquial do Estoril (2021-2024).

O P. Eduardo Gonçalves Neves (1938) é natural de Torres Novas. Foi ordenado sacerdote em 15 de Agosto de 1963. Passou por paróquias do Montijo e de Santarém, foi coadjutor de Caldas da Rainha (1970), pároco de Serra do Bouro (1970-1997), Salir de Matos (1997-2009), Figueiros e Painho (2009-2012), Tornada e Salir do Porto (2012-2013) e novamente de Serra do Bouro (2012-2021). Acumulou a paroquialidade com o ensino na Escola Industrial e Comercial (a partir de 1969) e na Escola Secundária Raul Proença (1970-2004), e com a Capelania do Hospital de Caldas da Rainha (2003-2010). Tem trabalhado na área do voluntariado social e no acompanhamento de pessoas com doença oncológica.